Foto: Jardins Efémeros

Este ano não vai haver ‘Jardins Efémeros’ em Viseu, anunciou Sandra Oliveira, responsável pela organização do evento que justificou a decisão com a falta de apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes).

Acrescentou que o evento é habitualmente cofinanciado, ou seja, para um programa total é preciso apoio da Câmara de Viseu, que estaria garantido e da DGArtes, o que não acontece.

A associação cultural Pausa Possível organizou a primeira edição dos Jardins Efémeros em 2011, num evento que nas suas várias edições vinha sendo marcado por um programa recheado de atividades culturais, música, exposições e instalações em vários pontos da cidade, com principal enfoque no centro histórico da cidade de Viseu.

Este ano a DGArtes excluiu associação do programa de apoios para o quadriénio 2023-2026, na área da Programação, e a Pausa Possível acabou por ser uma das signatárias do pedido de uma providência cautelar para suspender o processo, mas a decisão só deverá ser conhecida no final do verão, assim inviabilizando o evento, anunciou Sandra Oliveira.

O corte do apoio da DGArtes levou a associação, em dezembro de 2022, a despedir as três trabalhadoras da Pausa Possível, incluindo a própria Sandra Oliveira, que cessaram funções no final desse ano, ocasião em que a realização dos Jardins Efémeros ainda estava a ser avaliada.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.