Investigadores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ISTGV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) concluíram que adultos com níveis mais baixos de literacia financeira apresentam níveis mais elevados de stress, ansiedade e depressão.
O estudo, que envolveu participantes de diferentes idades, rendimentos e graus de escolaridade, avaliou conhecimentos financeiros, comportamentos de gestão de dinheiro, satisfação com a situação financeira pessoal e indicadores de bem-estar psicológico.
Cerca de metade dos inquiridos registou níveis baixos de literacia financeira, com pontuações iguais ou inferiores a 50 numa escala de 0 a 100, e mais de metade não elabora regularmente um orçamento familiar.
Os autores referem que participantes com maior literacia financeira revelam menores níveis de stress na gestão financeira atual e maior perceção de segurança futura.
O trabalho conclui que a literacia financeira está associada a níveis mais baixos de stress, ansiedade e depressão e defende a aposta em programas de educação financeira ao longo da vida.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.












