Fernando Ruas, presidente da Câmara de Viseu

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, defende a construção de uma nova barragem na região, para resolver problemas de abastecimento de água, em especial em situações de seca.

O autarca considera “importante que se construa uma barragem, seja a de Fagilde ou a de Pinhozão”, e adiantou após reunião do executivo camarário, que já teve contactos com os restantes três municípios que fazem parte da Águas de Viseu, para serem apresentados “os vários cenários existentes” para o abastecimento de água.

O protocolo para a constituição da Águas de Viseu foi assinado, em 13 de julho de 2019, pelo anterior executivo, liderado por Almeida Henriques e, além de Viseu, assinaram o documento os municípios de Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão, todos servidos pela Barragem de Fagilde, no Rio Dão.

Fernando Ruas já defendeu que os municípios deveriam optar pelos serviços de uma das empresas de abastecimento de água já existentes, mas considera que, mesmo que seja essa a decisão, a construção de uma nova barragem será sempre fundamental, em particular para enfrentar cenários de seca como o que se prevê para os próximos meses.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.