Foto: ED

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, garantiu na cerimónia de tomada de posse, que vai continuar a fazer obras no concelho, mas frisou que a modernidade não se alcança só com obras e que há uma componente imaterial que vai também ser prioritária no mandato.

De regresso à presidência da Câmara de Viseu, que já liderou entre 1989 e 2013, Fernando Ruas garantiu que pretende continua a fazer da cidade uma capital da Beira Alta “olhada com respeito e admiração”.

Os próximos tempos serão de “diagnóstico das diversas situações” para “perceber as condições existentes” na autarquia, disse ainda, assumindo que entre os objetivos já definidos para o concelho de Viseu estão, por exemplo, a “reinterpretação do Centro de Artes e Espetáculos” e que terá “estreita complementaridade com o pavilhão multiusos”, cuja segunda fase pretende concluir, “aproveitando a estrutura existente”.

Fernando Ruas disse ainda que vai criar “o gabinete de cidade”, para trabalhar em articulação com a Junta de Freguesia de Viseu, o Gabinete Autárquico, a Sociedade de Reabilitação Urbana e os serviços camarários, com missão de “agilizar” o desenvolvimento urbano.

Deixou ainda a promessa de “fiscalidade amiga das famílias e das empresas”, a atração de “tecnologias ambientalmente confiáveis”, o regresso à Feira de São Mateus do cartaz desportivo, o retomar dos jogos desportivos e dos jogos da amizade e um “projeto de construção de uma albufeira em lugar que permita a redundância com Fagilde, com vista à resolução do abastecimento de água”, são outros objetivos que apontou.

Na Câmara de Viseu, o executivo liderado por Fernando Ruas vai ter como vereadores, João Paulo Gouveia, Leonor Barata, Mara Almeida e Pedro Ribeiro, todos do PSD, e a oposição do PS terá como vereadores, João Azevedo, Marta Rodrigues, Carlos Miguel Pipa e José Chaves.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.