Foto: ED

O presidente da Comunidade Municipal (CIM) Viseu Dão Lafões, o autarca viseense Fernando Ruas, reafirmou à ministra da Administração Interna a intenção de ver criado no concelho um centro nacional alternativo da proteção civil.

O desejo foi expresso durante uma reunião na CIM Viseu Dão Lafões com a ministra Margarida Velasco, onde Fernando Ruas voltou a relembrar que a estrutura está prevista para a região “há mais de 20 anos”.

O autarca lembrou que, sendo a região de Viseu uma zona de menor risco de sismos, é vista como a ideal para a instalação de um centro nacional alternativo da proteção civil, que ficaria instalado no aeródromo municipal.

Margarida Velasco terá manifestado na reunião desconhecer o protocolo celebrado em julho de 2021 entre o então presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Duarte da Costa, e a autarca de Viseu, Conceição Azevedo, com Fernando Ruas a adiantar que o protocolo foi já remitido para o Ministério da Administração Interna.

No documento está contemplada a execução do projeto ‘Centro de Emergência e Proteção Civil’ que contempla a construção de um edifício, no aeródromo de Viseu, destinado à instalação de várias infraestruturas da ANEPC, entre as quais o Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil alternativo.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPublicite Aqui