Foto: Luís Belo

A 12.ª edição do festival ‘Que Jazz é este?’, organizado pelo Gira Sol Azul, em Viseu, regressa este ano ao Parque Aquilino Ribeiro em formato alargado, desta vez com oito dias de espetáculos que se distribuem entre 30 de junho e 21 de julho.

Destaque para uma sessão que acontecerá em parceria com a ACERT de Tondela.

No total, segundo a organização, o Que Jazz é Este? vai contar com 17 concertos para o público, espalhados por vários pontos da cidade, três ‘jam sessions’ e três concertos ao domicílio com a banda Senhor Jorge, que decorrerão no Instituto Vitor Fontes, no Estabelecimento Prisional de Viseu e no hospital psiquiátrico.

Haverá ainda um ‘workshop’ intensivo de jazz para músicos e estudantes, com um total de 18 horas, ainda 15 horas de oficina de experimentação e oito horas de rádio ao vivo.

Quanto à parceria com a ACERT, será através do concerto do coletivo Gira Sol Azul com um artista convidado que será estreado no Tom de Festa da ACERT, dia 13 de julho, e só depois, no dia 19, acontecerá em Viseu.

No último fim de semana do festival, haverá concertos às 15:00, 19:00, 21:00 e 23:00 espalhados pelos palcos do parque Aquilino Ribeiro, do Teatro Viriato, do Museu Nacional Grão Vasco, da Casa do Miradouro e do Carmo 81.

Mäe Defays, compositora, cantora e guitarrista de ascendência africana, o projeto Nils Berg Cinemascope, Sara Serpa e André Matos, dois músicos portugueses a residirem em Nova Iorque, Luís Vicente Trio e o projeto Ilda, o sexteto Axes, do compositor e saxofonista João Mortágua e Joaquim Rodrigues, elemento do coletivo Gira Sol Azul, que apresenta o seu primeiro trabalho, são alguns dos destaques da programação.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.