Militares da GNR andam pelo distrito de Viseu em ações de sensibilização junto da população para a necessidade de limpeza de terrenos e de manterem uma faixa de segurança junto às casas.
São ações integradas na Operação Floresta Segura, que a GNR desenvolve até 30 de novembro.
Numa primeira fase, é uma campanha de sensibilização, mas os militares vão também desenvolver ações de fiscalização, vigilância e deteção de incêndios rurais.
Lembra a GNR que a limpeza deve ser feita até ao final do mês de abril, já que a partir de maio, quem não tiver terenos limpos, incorre no pagamento de coimas, e nos casos em que as autarquias assumam a limpeza, os custos serão imputados aos proprietários dos terrenos.
A lei obriga a que proprietários e arrendatários, ou entidades com terrenos junto a edifícios em territórios rurais, sejam obrigados a fazer a chamada gestão de combustível, ou seja, manter limpa uma faixa com 100 metros de largura.
No caso de edifícios isolados, utilizados para habitação ou atividades económicas, os terrenos florestais em volta deverão estar limpos numa faixa com largura de 50 metros.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.