A operação ‘Censos Sénior 2024’, feita pela GNR (Guarda Nacional Republicana), registou nesta edição uma ligeira redução do número de cidadãos a viverem sozinhos ou em zonas isoladas no distrito de Viseu, num total de 3.325, menos 203 casos que em comparação com 2023.
Os militares da GNR percorreram o país entre 01 de outubro e 15 de novembro, e Viseu foi também o espelho da tendência nacional onde foram registados 42.873 casos, uma descida de 1227 casos em comparação com os Censos Sénior 2023.
Apesar da descida, o distrito de Viseu mantém-se entre os que mais casos registam, atrás da Guarda, Vila real, Faro e Bragança.
Além de registar as situações de isolamento, os Censos Sénior são aproveitados pelos militares da GNR para ações de sensibilização à população mais idosa, alertando-a para a necessidade de adotar comportamentos de segurança, reduzindo assim o risco de se tornar vítima de crimes, sobretudo violência, burla e furto.
Durante a operação, os militares realizaram uma série de ações que privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável.
A GNR realizou este ano um total de 369 ações comunitárias de esclarecimento, e 4.859 porta a porta, abrangendo um total de 31.210 idosos.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm