Foto: CM Viseu

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, anunciou em Viseu a construção de uma nova barragem em Fagilde, num investimento superior a 30 milhões de euros (ME).

A nova barragem irá fica cerca de uma centena de metros a jusante da atual, anunciou a governante no final de uma reunião com o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, justificando que a atual barragem “já não é suficiente e apresenta algumas fragilidades e deficiências e deterioração com o tempo”.

A Ministra do Ambiente lembrou que a atual barragem data de 1984, inicialmente com uma capacidade de 2.8 hectómetros cúbicos, depois teve obras que permitiram aumentar para 4.2, mas a ideia é uma nova barragem que quase duplicará a capacidade da atual prevendo-se que possa armazenar 7.5 hectómetros cúbicos de água.

Maria da Graça Carvalho adiantou ainda que já foi feito um estudo preliminar que resultou de um protocolo entre a Agência Portuguesa para o Ambiente (APA) e a Câmara Municipal de Viseu (CMV), deixando a promessa de regressar “em breve” a Viseu, acompanhada pela direção da APA e pelo secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, para apresentar “mais detalhes técnicos, o calendário e custo de execução” da nova barragem.

Os cerca de 30 ME estimados para a construção da nova barragem em Fagilde terão uma comparticipação de fundos europeus, da APA e da Águas de Portugal.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.