O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, garantiu em Viseu que o seu ministério “procurará fazer tudo para apoiar” a implementação de um sistema de videovigilância em várias zonas da cidade, que terá mecanismos de alarmística.

“A videovigilância é hoje um instrumento muito importante para garantir o reforço da prevenção, porque é aí que devemos trabalhar, no domínio policial, e Viseu é um dos municípios que quer avançar com essa experiência, à semelhança de outras cidades do país”, afirmou em Viseu, à margem da cerimónia do 146.º aniversário da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu.

O sistema de videovigilância foi durante a cerimónia defendido não só pelo comandante da PSP de Viseu, Pedro Sousa, mas também pelo presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas.

“O que foi transmitido ao senhor presidente da câmara é que tudo procuraremos fazer para o apoiar nesse objetivo”, sublinhou o ministro José Luís Carneiro.

A implementação do sistema “obedece a uma avaliação feita” pela PSP, em articulação com a Polícia Municipal e a Câmara Municipal de Viseu, “e o Ministério da Administração Interna apoiará, do ponto de vista técnico, naquilo que for necessário apoiar”, reforçou.

José Luís Carneiro acrescentou que o sistema terá “mecanismos de alarmística, ou seja, mecanismos de alerta para que as forças policiais, nomeadamente os comandantes distritais, possam pré posicionar os meios, utilizando-os com maior eficiência”.

O governante comparou o sistema ao que existe na comunidade intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, que faz videovigilância no território na prevenção aos incêndios, e permite agilizar a organização e posicionamento dos meios, mediante os riscos.

Em Viseu, o município já tem um contrato local de segurança e, agora, o Governo quer “que estes novos contratos integrem estas novas respostas que utilizam a tecnologia, para reforçar as possibilidades do dispositivo convencional”.

O processo está a ser trabalhado, até porque, lembrou o governante, “sempre que se avança com estes mecanismos de videovigilância, entre outras entidades, [é necessário] consultar nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados”.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm