Escolas fechadas e alunos em casa em dia de greve dos professores em Viseu, convocada por várias estruturas sindicais, entre as quais a Fenprof e que deixou muitos alunos sem aulas em várias escolas da região.

O secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof), Mário Nogueira, adiantou que a adesão no distrito rondou os 98%, e acusou o Governo de ser o responsável pelo facto de a adesão à greve crescer “a cada dia que passa”.

“O Governo não está a apresentar qualquer tipo de proposta que possa permitir que a greve seja levantada ou que a greve alivie”, afirmou Mário Nogueira aos jornalistas, em Viseu, estimando que hoje estejam em greve 98% dos professores neste distrito.

Os níveis de adesão à greve são, no seu entender, “a resposta dos professores a cada reunião” com o Ministério da Educação, uma vez que, “em relação a alguns aspetos, há uma completa insuficiência das medidas” e, “em relação a outros, há uma completa ausência de medidas”.

“Eu acho que a greve, olhando para aqui hoje, atinge, de certeza absoluta e sem medo de errar, os 98% em Viseu. E amanhã [quarta-feira], no Porto, vai ser uma coisa extraordinária”, frisou Mário Nogueira, contando que o local da concentração até foi mudado para os Aliados, de forma a haver mais espaço.

Segundo o secretário-geral da Fenprof, só tem havido “propostas do Ministério da Educação que os professores não podem aceitar” e, por isso, só lhes resta gritarem a exigir respeito.

Esta paralisação acontece depois dos sindicatos terem dado ao Ministério da Educação (ME) o dia 10 de janeiro como data limite para a tutela apresentar propostas em matéria de concursos dos professores e um calendário de negociações para temas como a contagem do tempo de serviço, quotas na avaliação e a progressão na carreira, entre outros.
Enquanto não houver respostas da tutela a estas reivindicações, os sindicatos prometem manter esta greve de 18 dias, com um dia de paralisação por distrito, e hoje chegou a Viseu.

No dia 11 de fevereiro, culminará com uma manifestação nacional em Lisboa.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.