No âmbito do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, um grupo de alunos da Escola Básica Grão Vasco irá desenvolver a iniciativa “Um abraço pela Saúde Mental. Dá um metro de ti por esta causa”, na próxima segunda-feira, 16 de janeiro.

Trata-se de uma atividade de sensibilização integrada no tema deste ano – Saúde Mental nos Jovens,  dá a conhecer esta escola de Viseu, em comunicado.

A mesma nota informativa explica que foi distribuído um metro de fita azul pelos alunos, professores e funcionários da escola, que depois de assinada, foi unida num cordão que será colocado em toda a volta da escola, entrelaçado entre o gradeamento para representar um abraço entre todos, que, de forma figurada, estarão a dar as mãos pela causa da saúde mental.

Dia 16, segunda-feira, às 10:30, terá lugar o evento de fecho deste cordão, que contará com a presença de um deputado do círculo eleitoral de Viseu, ligado ao Parlamento dos Jovens, um enfermeiro, Especialista em Psiquiatria e Saúde Mental no CHT Viseu, do Sr. Diretor da Escola Grão Vasco, da coordenadora do Gabinete de Psicologia e Orientação e das Professoras responsáveis pelo Parlamento dos Jovens na Escola.

É objetivo sensibilizar a comunidade local para a importância desta temática.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), metade das doenças mentais surge aos 14 anos, na faixa etária a que os alunos desta escola pertencem.

“Isto acontece na adolescência, que é um período crucial para desenvolver e manter bons hábitos sociais e emocionais que promovam e protejam a saúde mental. Um abraço, seja de amor, carinho, amizade, saudade, ou de acolhimento, embora seja um gesto tão simples, pode beneficiar as relações e contribuir para o equilíbrio emocional“, acrescenta.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm