As recentes cheias, o ciclone e a forte época de chuvas em Moçambique tiveram um impacto devastador, afetando mais de 869 mil pessoas — cerca de 200.842 famílias. A tragédia resultou em:
- 258 mortos, 331 feridos e 12 desaparecidos
- 15.312 habitações parcialmente destruídas e 6.151 totalmente destruídas
- 183.824 casas inundadas
- 302 unidades de saúde e 717 escolas afetadas
- 113.478 pessoas necessitando de acomodação em centros de abrigo
Apesar do esforço das autoridades locais e do apoio internacional, a necessidade de ajuda continua crítica.
Para apoiar as populações afetadas, a Embaixada de Moçambique e o Cônsul Honorário em Viseu, em parceria com o Grupo Visabeira e o Palácio do Gelo Shopping, promovem uma campanha de solidariedade:
- O que doar: roupa, cobertores e alimentos não perecíveis
- Onde entregar: Balcão de Informações do Palácio do Gelo, piso -2
- Até quando: domingo, 29 de março
- Também pode doar por transferência bancária: Fundo de Gestão de Calamidades – Banco de Moçambique, IBAN: MZ59.0000.0221.05306601006.23
Os promotores da iniciativa frisa que “neste momento crítico, a participação da comunidade é fundamental para aliviar o sofrimento das famílias afetadas” e que “cada gesto de apoio faz a diferença”.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.












