Foto: INEM

O INEM vai lançar um novo concurso público para o serviço de helicópteros de emergência médica, que prevê o regresso da aeronave a Viseu, após o que lançou em janeiro ter recebido duas propostas com valores superiores ao preço base.

O valor era de 54 milhões de euros mas segundo os responsáveis pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) as propostas apresentadas eram “muito acima desse montante”.

Assim, decidiram lançar um novo concurso para “locação de meios aéreos e aquisição de serviços de operação, gestão da aeronavegabilidade permanente e manutenção das aeronaves”.

Dois dos quatro helicópteros de emergência médica ao serviço do INEM estão desde 01 de janeiro a operar só durante o dia, por não haver uma empresa que garantisse o serviço dos quatro helicópteros durante 24 horas por dia pelo valor estipulado, situação que deixou em terra os que operavam a partir de Viseu e Évora.

O INEM esperava ter a situação resolvida em seis meses, mas a necessidade de abertura de um novo concurso vai prolongá-la por mais algum tempo.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.