A cerimónia de entrega de prémios do 24.º Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu decorreu no Teatro Viriato, numa sessão que evocou a memória de Jorge Fraga, encenador, dramaturgo e ator, e uma referência nas artes cénicas na região, que faleceu em agosto de 2024.
O Prémio Jorge Fraga, atribuído à ‘Melhor Peça’, distinguiu o Grupo de Teatro Lugar Presente, com a peça ‘Escudos Humanos’, vencedor na categoria associações / instituições, enquanto na categoria escolas venceu o grupo Argonautas, com ‘As Cigarras Septendecim e Tredecim’.
Categoria escolas onde o prémio de ‘Melhor Interpretação Secundária’ foi para Sofia Fonseca e Carolina Sá, na peça O ‘Zé das Moscas’, do grupo de teatro ABC do Colégio da Via Sacra, enquanto na categoria associações/instituições, o prémio foi para Tatiana da Costa, do Grupo de Teatro Lugar Presente, na peça ‘Escudos Humanos’.
Júlia Murys e Vicente Oliveira receberam o prémio de ‘Melhor Interpretação’, na categoria escolar, pelas personagens nas peças ‘A História de Catarina Eufémia e Jeremias’ e o ‘Mar do Norte’, respetivamente do grupo EAE do Lugar Presente e do grupo Art On Stage.
Na categoria associações/instituições, o elenco da peça Strip Poker, do Grupo Experimental Sigilo, foi distinguido com o ‘Melhor Interpretação’.
Quanto ao Prémio Osório Mateus, que é atribuído ao que é considerado o melhor texto original, premiou a peça ‘A Sala do Castigo’, do Grupo de Teatro Casa do Sol.
O Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu é uma iniciativa anual, organizada pela Câmara Municipal de Viseu, com o objetivo de ser um incentivo, apoio, valorização e divulgação do trabalho desenvolvido no campo da produção teatral pelos grupos integrados nas Escolas e Associações de Viseu, e nesta 24.ª edição contou com 19 peças a concurso.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.