A Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão Lafões, responsável pelo Hospital de São Teotónio, em Viseu, lançou uma aplicação para telemóvel que vai facilitar a interação entre o hospital e o utente.
O canal de comunicação Portal do Utente, permite o acesso via computador, serviço que está também acessível através da APP MyULSViseuDL, otimizada para telemóvel, e para sistemas operativos android ou IOs.
Defendem os responsáveis pela ULS Viseu Dão Lafões que “as novas aplicações possibilitam uma maior autonomia, facilidade e rapidez na interação do utente com os serviços hospitalares”, pode ler-se na nota de imprensa, acrescentando que “permitem a comunicação online” seja através de computador, telemóvel ou tablet, assim “evitando deslocações ou contactos telefónicos por motivos que passam agora a poder ser resolvidos através das funcionalidades disponíveis”.
A plataforma permite, entre outros, consultar agendamentos de atos clínicos, receber notificações de alerta sobre marcações futuras ou consultar o histórico da sua relação com os serviços hospitalares da ULSVDL.
Permite também efetivar consultas hospitalares, sem ter de se deslocar a um quiosque ou secretariado, de forma integrada com o sistema de chamada, justificar faltas e solicitar remarcação de consultas ou obter declarações de presença do próprio.
Através da plataforma é ainda possivel aceder a resultados de análises clínicas, efetuar pedidos de informação clínica, com possibilidade de envio para o email certificado na aplicação pelo utente e solicitar variadas informações ou deixar elogios, sugestões ou reclamações.
Para aceder ao portal do utente, deve seguir-se a morada online – https://mychtv-ulsvdl.min-saude.pt – e, para o telemóvel, a aplicação pode ser descarregada gratuitamente no Google Play (Android) ou na App Store (Apple).
“O registo poderá ser realizado através da Chave Móvel Digital/ Cartão de Cidadão ou do número de utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o envio de uma sms de confirmação para o número de telemóvel indicado que terá, obrigatoriamente, de ser igual ao registado no Registo Nacional de Utente (RNU)”.
A aplicação é gerida pela central de gestão de contactos da ULSVDL, de forma a garantir o correto encaminhamento e adequada resposta a todas as solicitações.
Este projeto “começou a ser desenvolvido no âmbito do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, integrado na estratégia definida pelo conselho de administração de transformação digital, modernização e desmaterialização administrativa” e foi cofinanciado por fundos europeus.
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