Foto: Freepik

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital de São Teotónio, que integra a Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (UHD – ULSVDL) tem registado um nível de aceitação, e satisfação, superior a 98%.

Em cinco anos de projeto, o balanço é de “um enorme sucesso, atingindo um nível de aceitação e satisfação por parte de doentes e cuidadores superior aos 98%”, destacou o conselho de administração do Hospital de Viseu, com o seu responsável máximo, Nuno Duarte a considerar que a hospitalização domiciliária “supera em larga medida o nível de satisfação existente nos modelos convencionais de internamento”.

Os indicadores do projeto “têm reforçado a excelência do trabalho realizado e a sua importância” na área da saúde, “fazendo com que este modelo não seja encarado apenas como uma alternativa” ao internamento convencional, frisou aquele responsável, considerando que se trata da “melhor alternativa para iniciar ou manter cuidados de nível hospitalar aos doentes elegíveis, garantindo assistência contínua de cuidados médicos e de enfermagem no domicílio do doente durante o processo agudo de doença”.

Uma das mais valias da UHD é permite “a redução de complicações inerentes aos internamentos convencionais nos hospitais” e “permite ainda uma melhor gestão das vagas hospitalares” do SNS, destacou Nuno Duarte.

A unidade hospitalar contabiliza, desde 2019, o internamento de “aproximadamente 2.000 doentes” nas suas casas, tendo as viaturas com as equipas que dão assistência a estes utentes percorrido mais de 350.000 quilómetros.

Permitiu retirar ao modelo convencional de internamento, aproximadamente 12.000 dias, disponibilizando vagas no modelo convencional, o que em termos de custos foi também muito significativo” para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Há cinco anos, o projeto arrancou com “capacidade de seis camas, encontrando-se presentemente com uma disponibilidade de internamento domiciliário de 13 camas”.

“A UHD evoluiu também em termos de distância considerada segura, admitindo atualmente doentes em praticamente todos os concelhos do distrito de Viseu, desde que geograficamente se localizem a mais ou menos 35 minutos da ULSVDL”.

Em 2022, o projeto estendeu a sua capacidade de internamento às estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI), lares e residências seniores, desde que reúnam os pressupostos gerais conhecidos para admissão em UHD.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.