O Instituto Piaget assinou com a International Flight Academy (IFA) um protocolo para a criação em Viseu de um ‘cluster’ aeronáutico para atrair mais alunos internacionais.
Para o presidente do campus de Viseu do Instituto Piaget, Paulo Alves, este acordo permite “abri uma série de possibilidades de colaboração”, ficando todas as instalações da instituição acessíveis à formação da IFA.
“Estamos também a consolidar relações que nos permitam em conjunto, avançar o quanto antes com o ensino graduado nesta área”, acrescentando que o objetivo é que seja “rapidamente” criada no Piaget de Viseu “uma licenciatura em Ciências Aeronáuticas”, frisando que há já “um conjunto de parceiros e de concretizações que apoiam este sonho: o aeródromo de Viseu, o município, a IFA e o Piaget”.
Foi também assinado um contrato entre a IFA e o Piaget que colocará ao serviço da academia um piso de um edifício da instituição de ensino superior, que deverá funcionar já a partir de outubro, e “onde deverá ser concentrada toda a atividade da formação de pilotos, dos cursos da IFA e também dos cursos do Piaget” relacionados com aeronáutica, acrescentou.
O diretor executivo da IFA, José Madeira, frisou que o objetivo é tornar esta academia “uma das maiores da Europa”, acrescentando que “com este protocolo e os investimentos que iremos fazer, teremos capacidade [formativa] nos dois aviões mais utilizados a nível mundial, que são o A320 (que a IFA tem em Cascais) e o [Boeing] 737”, sublinhou.
Em Viseu, está previsto “um investimento de um milhão de euros em dois simuladores de voo (de Boeing 737 e FNPT-II)”, e outro de “centenas de milhares de euros para a reconversão do espaço de 800 metros quadrados” que a IFA passará a ter no campus do Instituto Piaget.
Serão ainda investidos cerca de 600 mil euros “para a internacionalização da IFA, em marketing para atrair alunos estrangeiros para Portugal”, acrescentou.
Segundo o diretor executivo da IFA, Portugal tem “condições excecionais para a prática do voo”, ao permitir ter “250 ou mais dias de voo” por ano, o que lhe dá uma vantagem competitiva em relação a outros países.
O protocolo celebrado com o Piaget permitirá apoiar a criação da licenciatura em Ciências Aeronáuticas e de novos cursos de Piloto e de Técnico de Manutenção de Aeronaves.
Com este protocolo, será possível aos alunos do curso de pilotagem da IFA frequentarem a licenciatura em Ciências Aeronáuticas e aos alunos do Piaget do curso de Mecânicos de Aeronaves frequentarem os cursos da IFA.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.