Foto: wirestock

Sete distritos do continente, entre os quais Viseu, vão estar entre terça e quinta-feira sob Aviso Vermelho, o mais grave de uma escala de três, devido à previsão de tempo quente, com máximas que no distrito de Viseu podem chegar aos 44 graus, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Além de Viseu, o IPMA elevou de laranja para vermelho o nível de alerta para os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Santarém.

O aviso vermelho vai vigorar entre as 00:00 de terça-feira e as 10:0 de quinta-feira devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima.

Para o concelho de Mortágua, o IPMA prevê para esta terça-feira, uma máxima de 44 graus.

Nelas e Tabuaço têm uma previsão de máxima de 43 graus, e haverá ainda mais alguns concelhos do distrito de Viseu onde a máxima poderá subir até aos 42 graus, casos de Armamar, Vouzela, Tondela, São pedro do Sul, Santa Comba Dão, Penalva do Castelo e Carregal do Sal.

Na capital do distrito, a máxima prevista é de 41 graus.

Durante a noite, as temperaturas mínimas também serão elevadas, com valores superiores a 20°C (noites tropicais) em grande parte do distrito.

O IPMA prevê que as temperaturas só comecem a descer de forma generalizada a partir de sexta-feira, “atingindo valores normais para a época do ano no fim de semana de 26 e 27”.

A subida de temperatura está relacionada com “uma crista anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Central, promovendo o transporte de uma massa de ar quente e seco com origem no norte de África sobre o território do continente”.

Por causa das condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até sexta-feira.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm