Foto: IPV

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) está a coordenar o COBLAGES, um projeto internacional de promoção da cooperação intergeracional, entre jovens e seniores, através da aprendizagem baseada na comunidade.

É uma iniciativa que pretende preparar os estudantes do ensino superior para enfrentarem um mundo em envelhecimento, com o programa a apostar em ações de promoção de competências verdes, digitais e de longevidade.

O projeto Coblages conta com um apoio de 250 mil euros através de fundos do programa europeu Erasmus+, e além do IPV envolve a Universidade de Vigo, Espanha, a EASI – European Association for Social Inovation, da Roménia, a Universitatea de Vest din Timisoara, da Roménia e a Ankara Bilim Üniversitesi, da Turquia.

O ‘Kickoff’ decorreu no IPV, sendo a equipa de coordenação constituída pelas docentes Maria João Amante, Lia Araújo, Susana Fonseca e Cátia Magalhães.

A reunião serviu para definir procedimentos e calendário para que as atividades previstas no projeto possam ser replicadas nas entidades parceiras.

O projeto irá decorrer até 2026 e tem como meta a criação de um guia que permita replicar ideias e atividades em outras instituições de ensino superior.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.