Docentes e técnicos do departamento de Engenharia Eletrotécnica do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) estão a desenvolver o seu próprio equipamento técnico didático, que permite uma poupança de milhares de euros à instituição.
Lembram os responsáveis pela escola que, por norma, os equipamentos didáticos são “muito caros” e o desenvolvimento dos próprios equipamentos foi uma forma de contornar as limitações de verbas à disposição das escolas para aquisição deste material didático.
Além da mais valia que representa para os cofres do IPV, o desenvolvimento destes equipamentos é também encarado como uma forma de técnicos e professores aplicarem o seu conhecimento e competências.
O projeto começou a ser desenvolvido em 2023, mas foi em 2024 que foram feitos mais equipamentos, destacando os responsáveis pela escola que têm ainda a vantagem acrescida de serem mais específicos e feitos à medida das necessidades do departamento.
Há já uma estimativa de poupança de cerca de 30 mil euros com a construção de cerca de duas dezenas de equipamentos didáticos.
O presidente do IPV, José Costa, destaca que “o mais importante é ser algo inovador e facilitador da aprendizagem e a inovação, com o conhecimento, que é mais extraordinário nas instituições de ensino”.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.