O Instituto Politécnico de Viseu (IPV), através da Escola Superior Agrária, integra um projeto europeu que procura reforçar a competitividade dos pequenos produtores de figos.
O projeto, que envolve parceiros de cinco países, tem um financiamento de cerca de 883 mil euros, e é coordenado por Dulcineia Wessel, docente da Agrária de Viseu.
Integra o InovFarmer.MED, programa apoiado pela União Europeia que tem por objetivo melhorar a cadeia de abastecimento do Mediterrâneo através de modelos de negócios agroalimentares inovadores, que permitam fortalecer a competitividade dos pequenos agricultores, neste caso usando figos e figos da índia como casos de estudo.
Segundo o IPV, o consórcio tem avançado com propostas para responder aos principais desafios que os pequenos produtores enfrentam, incluindo o aumento da produção de alimentos.
Tem permitido aos agricultores aprendem práticas agroecológicas mais eficientes, com recurso a tecnologias amigas do ambiente e uso de ferramentas que preservem a salubridade e a qualidade do figo e do figo da índia.
O projeto procura ainda melhorar o acesso dos produtores aos mercados, através de novos canais que lhes permitam lidar melhor com restrições de movimentos e stocks de produtos inesperados.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.