Foto: IPV

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) tem cursos online para 150 mil estudantes de várias instituições europeias, para o ano letivo 2024/25, uma oferta formativa integrada na rede europeia de ensino EUNICE (European University for Customised Education) da qual o IPV faz parte desde 2022.

No total, são mais de 70 cursos online, lecionados em inglês por professores das dez instituições membros da universidade europeia, e por parte do IPV, as cinco unidades orgânicas oferecem um total de mais de dez cursos lecionados por professores do politécnico.

Para os responsáveis pelo IPV, “trata-se de uma possibilidade única para os professores de lecionar em sala de aula virtual com estudantes de diferentes instituições europeias que pretendem saber mais sobre uma determinada área de estudo”, reforçando que “através desta oferta formativa, o IPV continua a apostar na internacionalização e a elevar a instituição a um nível europeu interessante”, pode ler-se na nota de imprensa da instituição.

Ainda segundo o IPV, “os cursos dão aos estudantes a oportunidade de personalizarem o seu percurso de aprendizagem e de viverem uma interação internacional com outros estudantes de todas as instituições parceiras. Para além disso, ao participar em cursos EUNICE estão a desenvolver mais conhecimento em áreas específicas e, por isso, a melhorar o currículo.  Estes cursos funcionam como unidades curriculares isoladas nas quais os estudantes (e em alguns casos o staff também) podem frequentar”, pode ler-se.

O catálogo de cursos da EUNICE abrange várias áreas em que as instituições membros se especializam, desde as tecnologias da informação e cidades inteligentes, competências globais, cuidados de saúde, história e ciências sociais, entre muitos outros.

Entre estes cursos também é possível aprender uma língua nova através dos cursos online de línguas. Os estudantes podem aprender diversos idiomas da aliança EUNICE, como italiano, finlandês, sueco, polaco, entre outros.

Ainda na oferta formativa, a Universidade Europeia EUNICE está a desenvolver e já oferece um mestrado conjunto, ou seja, um programa criado em combinação com várias instituições parceiras da aliança, permitindo que os estudantes beneficiem das suas respetivas competências. O primeiro mestrado, intitulado “Information Technology for Smart and Sustainable Mobility” tem inscrições abertas para qualquer pessoa que esteja interessada em frequentar este curso.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.