Foto: Luís Belo

A Gira Sol Azul já divulgou a programação da edição 2023 do ‘Que jazz é este?‘, a 11.ª, deste festival, este ano em formato mais curto, e que vai decorrer de 20 a 23 deste mês, e onde os destaques vão para os músicos Ms Maurice, Selma Uamusse, Wiz, Sérgio de Lope, Nguyên Lê e Gary Husband.

No total, serão nove os concertos para o público, em vários palcos, como o parque Aquilino Ribeiro, Teatro Viriato, Museu de Grão Vasco, Pousada de Viseu ou na Carmo ’81, e ainda mais quatro de rua, três ao domicílio, e três ‘jam sessions’.

O programa inclui ainda um ‘workshop’ para estudantes de música e uma masterclass de cinco horas para músicos profissionais.

Uma das novidades este ano passa pela recolha de donativos que serão voluntários, já que o acesso ao ‘Que Jaz é Este’!’ continua gratuito. Ou seja, cada pessoa poderá dar, de forma voluntária, o donativo que bem entender, e que segundo a responsável pela Gira Sol Azul, Ana Bento, ajudará a garantir a sustentabilidade do festival, e mantê-lo a um nível profissional.

A campanha surge numa edição marcada pelo corte do apoio de 35 mil euros que era atribuído pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), e que levou a encurtar em um dia a duração do festival que nesta altura conta apenas com o apoio de 55 mil euros atribuído pela Câmara Municipal de Viseu.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.