Mais de três toneladas de apoio humanitário, recolhido em Viseu, estão já a caminho da Ucrânia.

Ao longo dos últimos dias, a Câmara Municipal de Viseu (CMV), o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), a Associação Viriatos.14 e a Associação dos Ucranianos de Viseu têm estado a promover uma grande ação de ajuda humanitária, para apoiar a população da Ucrânia, com recolha de diversos bens essenciais, como medicamentos, roupas e alimentos não perecíveis.

A campanha continua a decorrer e quem quiser doar bens pode continuar a fazê-lo entregando os donativos na Loja Solidária do IPV, no Edifício dos Serviços Centrais, entre as 9 horas e as 12H30 e entre as 14 horas e as 17H30, de segunda a sexta-feira.

Nesta altura, informa a autarquia de Viseu, as maiores necessidades são agora de alimentos não perecíveis, material de primeiros socorros, roupa apenas de criança, mantas, luvas, gorros e roupa interior.

Para o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, “neste momento difícil do ponto de vista internacional, temos de continuar unidos na defesa da democracia, da paz e dos direitos humanos. Temos também o dever de ajudar que mais precisa e a comunidade viseense está a dar um grande exemplo de solidariedade”.

O autarca adiantou que a Câmara de Viseu tem mantido contacto permanente com o Consulado da Ucrânia no Porto e com as entidades competentes para continuar a articular a entrega dos bens nos locais com mais necessidades, sendo que o transporte também está assegurado.

Para quem quiser colaborar na organização desta recolha solidária, em regime de voluntariado, basta dirigir-se aos Serviços Centrais do IPV, no departamento de Ação Social e junto dos coordenadores do processo manifestar essa vontade em ajudar.

De forma a “manifestar o total apoio e a solidariedade com a Ucrânia e o seu povo”, o executivo viseense tomou a decisão de iluminar a fachada dos Paços do Concelho com as cores da bandeira da Ucrânia.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.