Foto: Marcelo Leal

Cerca de 2.900 médicos aderiram voluntariamente ao regime de dedicação plena no Serviço Nacional de Saúde (SNS) desde que entrou em vigor há dois meses, dos quais 139 na Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões.

Os números nacionais, revelam a adesão a este regime de cerca de um quarto do universo de 12 mil especialistas que trabalham nos hospitais do SNS.

Este número não inclui as especialidades de saúde pública e de medicina geral e familiar, duas especialidades têm um modelo de adesão automática ao novo regime, devendo os médicos que não pretendam trabalhar em dedicação plena apresentar a sua renúncia a este regime até ao dia 25 de março.

Na Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões, onde está inserida o Centro Hospitalar Tondela-Viseu, foram 139 a optarem pela dedicação plena ao SNS, regime que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2024, prevê um horário de 35 horas semanais com acréscimo de cinco horas, assim como o aumento do teto máximo de horas extra para 250 e o trabalho aos sábados para médicos que não façam urgências.

Em contrapartida, é garantido um suplemento correspondente a 25% do salário base.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.