O distrito de Viseu é um dos oito de Portugal continental que continua sob aviso vermelho devido ao tempo quente, e com todos os seus 24 concelhos em Risco Máximo de incêndio.

No dia de ontem, Mortágua foi a região do distrito que registou uma máxima mais elevada de 43,3 º.

O Alerta Vermelho de calor no distrito de Viseu é emitido sempre que a previsão aponta para temperaturas acima dos 40 graus, e hoje será um desses dias de calor extremo, com a maioria dos 24 concelhos do distrito a apresentarem esses valores de temperatura, com Tabuaço a poder chegar aos 44 e São João da Pesqueira aos 43 graus de máxima.

No dia de ontem, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas mais elevadas registadas no distrito de Viseu foram em Mortágua (43,3 º), Carregal do Sal (42,9 º), Nelas (42,4 º), Santa Comba Dão (42 º), Moimenta da Beira (41,7 º), Viseu (40,7 º) e Mangualde (40,6 º).

Estes foram valores registados em estações do IPMA, havendo a possibilidade de em outras zonas do distrito, onde não há estes registos oficiais, a temperatura ter sido mais elevada, em especial em concelhos mais a norte.

Amanhã a temperatura vai já descer, embora apenas ligeiramente, e as temperaturas deverão regressar aos valores normais para a época apenas a partir de domingo.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.