A Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID) distinguiu hoje em Viseu diversos atletas, treinadores e jornalistas desportivos, entre os quais algumas figuras de referência no desporto em Viseu, como o ‘campioníssimo’ atleta Carlos Lopes, ou o futebolista Paulo Sousa, detentor de um enorme currículo de vitórias, nacionais e internacionais.
“Recebi muitos prémios e fui atleta do ano pela CNID, mas este é especial, pela sua dimensão e pelo que representa, ao fim de 40 anos, e que faz parte da minha memória e que deu outra dimensão e valor ao desporto português”, referiu Carlos Lopes, primeiro português de sempre a conquistar o ouro olímpico, em Los Angeles 1984, agraciado com o galardão de ‘Mérito Internacional’.
Carlos Lopes desafiou ainda os responsáveis desportivos e das cidades a “abrirem os espaços existentes, os poucos que há, para que os jovens se sintam livres e possam fazer o que gostam, devidamente encaminhados”.
Entre os galardoados, mas ausentes na cerimónia no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, estiveram a futebolista Francisca Nazaré ‘Kika’ (jogadora do Benfica), Jorge Jesus (treinador no estrangeiro) e João Neves (revelação).
Tiago Margarido (treinador II Liga), Viktor Gyökeres (jogador I Liga), Ruben Amorim (treinador I Liga), dupla canoagem João Ribeiro e Messias Batista (equipa do ano) e Diogo Ribeiro (atleta do ano), foram os restantes premiados, também ausentes na cerimónia.
João Costa (jogador da III Liga) e Anderson Silva ‘Nene’ (jogador da II Liga) marcaram presença na gala, que homenageou antigos atletas e dirigentes desportivos da região como João Cavaleiro, Carlos Marta, Paulo Sousa, Fernando Seara e José Couceiro.
Na gala da CNID os jornalistas desportivos foram também destaque, com Ribeiro Cristóvão a receber o prémio Carreira.
Luís Rocha falou em nome do projeto ZeroZero, Octávio Passos (fotojornalismo) recebeu o prémio Nuno Ferrari, Fernando Eurico (rádio) o prémio Artur Agostinho, Filipa Pereira (televisão) o prémio Alves dos Santos, David Novo (imprensa escrita) o prémio Neves de Sousa e o prémio Vitor Santos (revelação) para Rita Silva Vieira.
O viseense Silvino Cardoso recebeu o prémio dos jornalistas correspondentes e foram homenageados pela vida dedicada ao jornalismo desportivo na região Carlos Bergeron e José Alberto Marques.
O CNID, juntamente com o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) distinguiu ainda os trabalhos jornalísticos do viseense Vitor Santos, e ainda de Vilma Reis e Filipa Queiroz, Emanuel Pereira, Sara Dias Oliveira e Maria João Gala, Eduardo Soares e João Carlos Malta e o trabalho de Simão Freitas, Tomás Guerreiro e Paulo Pimenta.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.