Foto: Museu Grão vasco

A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, vai regressar a Viseu e a uma casa que bem conhece, o Museu Nacional Grão Vasco, para as comemorações do Dia Internacional dos Museus, que vão acontecer no sábado, dia 18 de maio.

Para celebrar a data, o Museu Grão Vasco, reinaugurado em 2004 numa altura em que Dalila Rodrigues era diretora do espaço, haverá entradas gratuitas e visitas livres às coleções e exposições do museu.

As celebrações do Dia Internacional dos Museus arrancam pelas 10:00, e pelas 11:30 a ministra da Cultura irá participar numa visita guiada às pinturas de Vasco Fernandes (Grão Vasco), e onde estará acompanhada pelo arquiteto Eduardo Souto Moura, que assinou o projeto de requalificação do Museu, e também por Pedro Roseta, à data ministro da Cultura.

Dalila Rodrigues vai ainda apresentar no claustro do Museu as novas políticas culturais do Governo que têm como prioridades a classificação, inventariação e circulação de bens, a permuta entre museus, monumentos e palácios, a autonomia dos museus e a democratização do acesso à cultura.

O Museu Grão Vasco, no Adro da Sé de Viseu, foi fundado em 1916 para promover o património histórico, artístico e arqueológico da região, em especial as pinturas de Grão Vasco.

Entre 2001 e 2004, foi requalificado, e em 2015, passou a integrar a rede de museus nacionais.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.