Foto: CNN

A Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu será palco na quarta-feira, 08 de fevereiro, da conferência ‘Portugal e as Forças Armadas no Século XXI’, com início pelas 10:45 e onde estará a ministra da Defesa, Helena Carreiras.

Esta conferência acontece no âmbito da iniciativa ‘Portugal e Forças Armadas’, integrada no Programa de Divulgação das Forças Armadas, onde além da titular da pasta da Defesa estarão ainda o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, e o Chefe de Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, além do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, anfitrião e orador.

Durante a manhã, está prevista a presença de cerca de 400 alunos de Escolas Secundárias e Profissionais de Viseu.

De tarde, a partir das 14:00, decorrerá no Regimento de Infantaria (RI14) o ‘Alista-te por um dia’, iniciativa reservada a alunos do 4º ano das escolas básicas do concelho.

Ao longo da semana, e até dia 10 de fevereiro, sexta-feira, o RI 14 continua a receber as visitas de alunos do 4º ano dos 5 Agrupamentos de Escolas do concelho e de um Colégio particular, numa iniciativa que visa envolver os mais novos nos diversos ramos, funções e ações das Forças Armadas.

Um conjunto de estações no terreno, com atividades dinamizadas pelos militares, proporciona experiências a bordo do Pandur; o contacto – e explicações – com simuladores de realidade virtual, drones, viaturas militares e armamento; visitas à ala museológica do RI14; interação com as equipas cinotécnicas; e visitas às casernas. Para além disso, os alunos têm ainda oportunidade de participar e compreender a importância da Bandeira Nacional e do seu hastear e arrear.

Também ao longo desta semana, no âmbito da iniciativa ‘Cidadania e Forças Armadas’, diversas Comitivas compostas por representantes do Exército, Força Aérea, Marinha e Associação Viriatos.14, têm-se deslocado a diversos estabelecimentos de ensino básico e secundário do concelho, partilhando as suas experiências e carreiras ao serviço das Forças Armadas.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.