A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, visitou o novo Estabelecimento Prisional (EP) de Viseu, que nasceu da requalificação da antiga cadeia do Campo, espaço do Instituto de São José que funcionava como centro de reinserção de jovens.

O investimento total na remodelação das instalações ultrapassa os 10 milhões de euros e a primeira fase incluiu a construção de um pavilhão para reclusos em regime fechado, áreas administrativas, quartos íntimos e a remodelação da capela, com um custo total de 895 mil euros.

A ministra da Justiça destacou que o Estabelecimento Prisional de Viseu tem agora condições de maior dignidade para os reclusos.

O projecto de recuperação do Estabelecimento Prisional de Viseu vai ser executado em cinco fases, e a segunda deverá ficar concluída nos próximos meses com novas instalações para reclusos em regime aberto, e serviços clínicos num investimento de 300 mil euros.

Nas três últimas fases de requalificação, estão previstos mais 3 pavilhões para reclusos em regime fechado, um parlatório, um salão de festas, e a compra de novo mobiliário e equipamento.

O EP Viseu dispõe de ensino do 1º ciclo, que será alargado ao 2º ciclo já no próximo ano.

No âmbito da formação profissional, vai manter-se a aposta em unidades de formação de curta duração, tendo já realizado formação de calceteiros, manutenção de edifícios e de operadores agrícolas.

Disponibiliza 36 ocupações laborais, nas diversas atividades de limpeza, manutenção e organização dos espaços comuns do EP de Viseu. Tem ainda reclusos envolvidos na agricultura, serralharia, carpintaria e nas obras de requalificação do EP.

O Estabelecimento Prisional de Viseu tem cerca de 80 reclusos, com 24 em regime aberto.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.