Foto: CM Viseu

A nova Barragem de Fagilde, no Rio Dão, vai estar pronta até 2029, garantiu em Viseu a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, acrescentando que vai custar entre 30 a 35 milhões de euros, já com financiamento assegurado.

Garantias deixadas durante a cerimónia de assinatura do protocolo que transferiu a propriedade da Barragem de Fagilde, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para o grupo Águas de Portugal (AdP).

A nova barragem de Fagilde, que será construída a 100 metros a jusante da atual, e irá permitir duplicar a capacidade de armazenamento da atual, uma estrutura que tem já mais de quatro décadas.

Será uma estrutura “mais moderna, com muito mais capacidade, dedicada exclusivamente ao consumo urbano e com um potencial para melhorar radicalmente o serviço prestado a cerca de 140 mil pessoas”, frisou a governante, acrescentando que terá uma capacidade de armazenar cerca de 7,68 hm3 de água.

Maria da Graça Carvalho adiantou que cerca de metade do custo da obra será assegurado por fundos europeus, estando em aberto a possibilidade do montante ser renegociado, e aumentado, ao abrigo da reprogramação do programa Portugal 2030.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubNO PALÁCIO DO GELO E NO FORUM VISEU!