A Câmara de Viseu tem abertas candidaturas para o programa municipal “Eixo Cultura – Viseu 2022/2025” nos setores “Parcerias de programação”, e “Atividades”. Ambos têm candidaturas abertas até 20 de fevereiro, informou a autarquia em nota de imprensa.

O Eixo 1, “Parcerias de programação”, tem como objetivo criar condições para o desenvolvimento de projetos culturais específicos de média e grande dimensão.

Permite serem estabelecidas “parcerias de programação, com a duração de quatro anos, destinadas a eventos âncora de afirmação local, nacional e com impacto internacional, que têm marcado o calendário cultural do Município de Viseu, nos últimos dez anos”, frisa a autarquia, acrescentando que “para este fim, estão alocados 350 mil euros/ano” e que “todas as entidades podem receber entre 10 mil a 100 mil euros por projeto/ano”.

Quanto ao Eixo 5, “Atividades”, pretende “financiar a execução do plano anual de atividades, calendarizados até ao dia 31 de dezembro de 2022” com apoios

atribuídos nas áreas e expressões artísticas de artes performativas, nas quais se incluem a música, o teatro, a dança, o cinema e multimédia e o circo contemporâneo, além de artes visuais, como as artes plásticas e a fotografia, as artes de rua, de promoção do livro e da leitura e ainda apoios à criação/produção, programação/difusão, formação e edição.

No caso deste, o apoio anual totaliza 125 mil euros, sendo que cada projeto se habilita a um máximo de 20 mil euros.

Estes são dois dos campos de ação do programa “Eixo Cultura – Viseu 2022/2025”, programa este para o qual foi destinado 1,23 milhões euros neste ano de 2022. Mantendo sempre presente a ligação entre a memória, o património e a Cultura, o Município de Viseu criou este mecanismo de financiamento que integra seis eixos distintos.

Para além destes dois, existem também os Eixos 2 – Medida 1 (Criação Artística) e Medida 2 (Edição); 3 (Programação Artística); 4 (Emergentes); e 6 (Viriato Teatro Municipal).

Fazem parte da comissão de avaliação das candidaturas a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Dr.ª Leonor Barata, a Prof.ª Dalila Rodrigues e a Prof.ª Paula Rodrigues.

Todas as propostas devem ser submetidas através do e-mail cultura@cmviseu.pt, em língua portuguesa, e não poderão sofrer alterações depois da data de entrega. Para mais informações, aceda às normas e documentos em www.cm-viseu.pt.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.