O município de Viseu já abriu as candidaturas ao programa municipal anual de apoio Eixo Cultura.
Decorrem até 16 de outubro e podem candidatar-se os agentes culturais que pretendam o apoio municipal para projetos abrangidos pelos eixos Criação Artística, Programação Artística e Emergentes.
Este ano as candidaturas abriram mais cedo com o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, a justificar com o que considera ser uma forma de “equilibrar aquelas que são as necessidades dos diversos agentes e promotores culturais” mas também “alinhar a agenda cultural em termos temporais”, explicou o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas.
No Eixo 1, para projetos considerados ‘âncora’, o prazo estende-se até 29 de dezembro, já que a medida envolve apenas a renovação de projetos foram já contemplados com um apoio quadrienal, até 2025.
Para o Eixo Cultura 2, há para 2024 um montante de 150 mil euros para distribuir por projetos de Criação Artística que não integrem eventos, e nas áreas da música, artes performativas, cinema e multimédia, artes visuais e artes plásticas, entre outras.
No Eixo 3, a dotação financeira é de 260 mil euros e para apoiar projetos de Programação Artística que ocorram de forma regular ou pontual, em Viseu.
O Eixo 4 tem um financiamento de 50 mil euros e é para projetos considerados emergentes, nas mais diversas áreas artísticas, e cada projeto poderá ser apoiado com montantes entre os 2500 e os 15 mil euros.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.