O município de Viseu formalizou a adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham, dinamizada pelo Instituto de Cidades e Vilas Com Mobilidade.
É uma Rede exclusivamente portuguesa, que articula as suas ações com a Red de Ciudades que Caminan de Espanha.
Para o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, esta adesão representa “mais um passo rumo a um futuro mais sustentável e inclusivo, que privilegia a qualidade de vida, incentiva a mobilidade sustentável e atitudes mais conscientes e “amigas” do ambiente” no objetivo da descarbonização.
Viseu junta-se a outros municípios portugueses que já integram a Rede – Torres Vedras, Quarteira e Loule -, que se assume como uma plataforma de partilha de experiências, conhecimentos e boas práticas urbanas para a implementação de estratégias e políticas que contribuam para territórios mais sustentáveis e qualificados, vocacionados para as necessidades dos cidadãos enquanto peões.
O objetivo passa por reforçar as condições na cidade para as caminhadas, na procura da melhoria da qualidade de vida urbana e dos parâmetros de saúde pública.
Os responsáveis pela Rede de Cidades e Vilas que Caminham defendem que universalizar a utilização do espaço público para todos é uma mais-valia também para o comércio local e para economia circular, e pretendem que os municípios aderentes incrementem a segurança da circulação pedonal e viária.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.