O Município de Viseu alerta a população para a situação de seca que está a afetar o concelho e, em particular, apela ao consumo responsável e à poupança de água.

“Estamos a atravessar por um período de seca nesta época de Inverno que, infelizmente, está a ter impactos negativos no nosso Concelho”, pode ler-se na note de imprensa, acrescentando que “embora a albufeira de Fagilde, que abastece cerca de 80% da população de Viseu, se encontre com a capacidade máxima de armazenamento de água, o Município de Viseu informa que irá subir as ensecadeiras (estruturas de contenção) para aumentar o armazenamento de água em mais 35%. Isto significa que, nas próximas semanas, a albufeira terá mais água reservada”.

Como forma de “mitigar os efeitos da seca”, o Município de Viseu “apela ao dever cívico e ambiental de todos” para que haja “poupança no consumo de água” e na “eliminação de todos os gastos que não sejam essenciais, evitando todo o tipo de desperdícios”.

O Município de Viseu apela, ainda, “que não se utilize água da rede pública para efeitos de lavagem de carros, varandas/terraços e para que se reduzam os tempos dos banhos, as capacidades dos autoclismos e todas as utilizações de água em geral; solicita, também, a redução do caudal e da pressão de água, regulando a torneira (válvula), a seguir ao contador”.

A autarquia pede ainda aos cidadãos que “caso tenham conhecimento de alguma situação irregular, como, por exemplo, uma rutura ou fuga na via pública ou um aspersor de jardim mal orientado” para que seja comunicada aos serviços da a Águas de Viseu através dos números 232 431 914 ou 963 391 298.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.