O Município de Viseu vai assinalar esta terça-feira, 16 de novembro, o Dia Nacional do Mar, com uma iniciativa vocacionada para a comunidade escolar na qual se destaca a distribuição de ecopontos.

São sete as escolas básicas e secundárias do concelho de Viseu que recebem um conjunto de 100 ecopontos, com 80 litros de capacidade, que se destacam por incluírem, pela primeira vez, códigos Braille na tampa, que os torna mais acessíveis a cidadãos invisuais, e também com ColorADD, no corpo dos equipamentos.

A primeira entrega de ecopontos está marcada para a Escola EB 2,3 de Mundão, numa cerimónia que vai contar com a presença do vereador com o pelouro do Ambiente e Educação, na autarquia de Viseu, Pedro Ribeiro.

O objetivo, segundo a Câmara de Viseu, “é sensibilizar e incentivar para a importância da separação de resíduos – e o impacto que esta pode ter na sustentabilidade ambiental, na preservação dos ecossistemas e biodiversidade e na diminuição da poluição da água -, mas englobando toda a comunidade escolar, sem exceção, ao proporcionar equipamentos preparados para crianças, jovens e adultos com algum tipo dificuldade visual”, pode ler-se em nota à imprensa.

São ainda abrangidas nesta iniciativa, as escolas do Viso, Azeredo Perdigão, Grão Vasco, Infante D. Henrique e as secundárias Alves Martins e Viriato.

Esta distribuição de ecopontos culmina um projeto promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), denominado “O mar começa aqui”, em que as Eco-Escolas do Município de Viseu participaram de uma ação educativa que lhes permitiu compreender a função, o funcionamento e a localização das sarjetas e sumidouros existentes nas ruas onde se localizam as suas escolas. O objetivo foi fornecer novos conhecimentos aos mais novos, incitando-os a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.