O Município de Viseu continua a investir no combate à Vespa da Galha do Castanheiro, inseto considerado uma das pragas mais prejudiciais para os castanheiros.

Em colaboração com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, a autarquia de Viseu, desde 2017, procura controlar a propagação desta espécie que ataca os gomos foliares e provoca o aparecimento de galhas no castanheiro que criam problemas ao crescimento normal dos ramos e ao desenvolvimento da castanha, o que origina reduções significativas na quantidade e qualidade do fruto.

Por todo o concelho, vão continuar a ser desenvolvidas ações de controlo, que passam por largadas do parasitoide “Torymus Sinensis”, que se alimenta das larvas das vespas, combatendo de forma natural e sem recurso a químicos a Vespa da Galha do Castanheiro.

Após estas largadas, lembra a autarquia de Viseu, os agricultores e proprietários não devem mobilizar o souto, retirar galhas ou aplicar produtos fitofarmacêuticos, para que a luta biológica seja eficaz.

Uma vez que nesta época do ano verifica-se a rebentação dos castanheiros e surge a presença das galhas, sugere-se ainda à população, em especial aos produtores, que, caso identifiquem sintomas da presença desta vespa, contactem com a DRAPC – Estação de Avisos da Guarda, através do número 271 205 450, ou com a Estação de Avisos do Dão, através do contacto 232 467 220.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.