A Câmara Municipal de Viseu está a promover uma campanha solidária de recolha de bens para enviar nesta quadra de Natal para a comunidade de Kalush, na Ucrânia, cidade que pediu geminação com Viseu.

“Decidimos levar avante uma iniciativa que se chama “Luz para Kalush”, a cidade da Ucrânia que nos pediu geminação. A ideia é ser uma campanha de recolha a dois níveis: para as crianças e para os adultos”, anunciou Fernando Ruas, no final da reunião do executivo.

O autarca adiantou que o objetivo é “recolher brinquedos e roupas, como gorros, luvas e agasalhos de inverno e outras coisas específicas de crianças”, além de “velas, lanternas, candeeiros a gás, artigos de iluminação, geradores e aquecedores, carregadores, pilhas, etc”, artigos que possam ajudar a minorar os efeitos de eventuais situações de falta de eletricidade, e que “possam propiciar algum conforto”, disse.

Os pontos de recolha são a sede dos Bombeiros Voluntários de Viseu, os serviços sociais da autarquia, numa campanha que conta ainda com o apoio da rede solidária de Viseu.

Sobre o processo de geminação, solicitado pela cidade ucraniana à Câmara de Viseu, em novembro deste ano, Fernando Ruas disse que “foi a situação mais favorável” que encontrou na Câmara.

“Toda a gente está de acordo em dar resposta positiva a este pedido de geminação, mas é bom até, antes de fazer a geminação, mostrar esta solidariedade para com a comunidade”, defendeu Fernando Ruas.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm