Foto: CHTV

As obras nas urgências do Hospital de São Teotónio, em Viseu, estão a obrigar os serviços a terem que recorrer a instalações provisórias, em tendas de campanha do INEM e módulos instalados no exterior.

Segundo o Cento Hospitalar Tondela Viseu (CHTV), na área exterior do hospital foram instaladas três estruturas, nomeadamente uma estrutura modular para atendimento de doentes não respiratórios, um hospital de campanha do Instituto Nacional de Emergência Médica para doentes covid-19 e uma estrutura modular para apoio de acompanhantes.

“As obras no serviço de urgência do CHTV pretendem criar as condições necessárias para responder às necessidades da população, permitindo reduzir os tempos de espera e as assimetrias territoriais, bem como aumentar a disponibilidade de serviços médicos diferenciados”, justificou o centro hospitalar.

O CHTV sublinhou que esta intervenção permitirá que a urgência fique com “uma maior capacidade de atendimento em picos de grande afluência” e que trate “com condições adequadas os doentes mais complexos”.

Desde novembro passado que a Edivisa, empresa de construção do Grupo Visabeira, está a realizar as obras de requalificação no serviço de urgência geral do hospital, e que têm um prazo de execução de 400 dias, prevendo-se a conclusão ainda até final deste ano de 2022, e depois de mais de 6 milhões de euros de investimento.

Nesta fase, os trabalhos vão obrigar ao recurso a contentores onde o serviço de urgência deverá funcionar já a partir de março, numa altura em que se espera que os números da pandemia de covid-19 sejam mais baixos e a pressão alivie sobre as unidades de saúde.

A requalificação das urgências no Hospital de São Teotónio, prevê a remodelação e ampliação do atual edifício, bem como a construção de um outro edifício destinado ao mesmo serviço, obra que será executada de forma faseada.

O edifício novo terá três pisos e ficará interligado à atual urgência geral do Hospital de Viseu, através de três passadiços.

O piso 0 terá zonas de descanso e instalações sanitárias, zona de estar, zona de trabalho, stock de equipamentos e consumíveis e lavagem de material, entre outros.

Ao nível do piso 1 serão instalados os vestiários, sala de descanso e quarto médico de serviço, para além de armazém geral, parque de equipamentos e lavagem de macas.

O segundo piso do novo edifício, uma ampliação ao nível das urgências do atual edifício, será constituído por sala de sub-espera, gabinetes de observação, gabinete de enfermagem, sala de inaloterapia, gabinetes de várias especialidades médicas e outras instalações.

Já quanto à remodelação da atual urgência, a obra mais significativa será a ampliação da atual receção.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.