Foto: CM Viseu / RDC

O plátano da Quinta da Cruz, a ‘Arvore do Tanque‘, em Viseu, passou à fase de votação pública do concurso Árvore do Ano 2026.

Das 52 candidaturas iniciais apresentadas ao júri especializado, apenas 10 seguiram para a votação final desta iniciativa promovida pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC), que decorre online no site https://arvoredoanoportugal.pt/.

O exemplar da espécie Platanus hispanica, com 43 metros de altura e mais de seis metros de diâmetro, localiza-se junto ao antigo tanque de lavar roupa na Quinta da Cruz, propriedade municipal, que funciona como Centro de Arte Contemporânea desde 2014.

A árvore centenária foi candidatada pela Câmara de Viseu pela sua dimensão imponente e valor pedagógico. Através dela é possível compreender conceitos como o hibridismo vegetal, a importância das árvores em ambientes urbanos poluídos e o papel dos frutos na alimentação de aves e esquilos.

Além do plátano da Quinta da Cruz, na votação identificada como Árvore do Tanque, estão a votos a Araucária do Parque Terra Nostra (Açores), a Árvore Mãe da Casa de Mateus (Vila Real), a Árvore da Borracha Australiana (Açores), a Azinheira da Póvoa (Bragança), a Canforeira da ESAC (Coimbra), o Carvalho de Calvos (Póvoa de Lanhoso, Braga), o Cedro de Runa (Torres Vedras), o Cedro do Noval (Alijó, Vila real) e o Tulipeiro da Virgínia (Braga).

O exemplar vencedor representará Portugal no concurso europeu Tree of the Year, cuja cerimónia irá decorrer no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

A votação está aberta até 7 de janeiro, sendo o vencedor anunciado a 12 de janeiro.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubNO PALÁCIO DO GELO E NO FORUM VISEU!