Foto: CS

A população da aldeia de Lobagueira, da União de Freguesias dos Coutos, em Viseu, não quer o ramal de linhas de alta tensão que a REN (Redes Energéticas Nacionais) prevê instalar na zona, para ligação à subestação da rede de energia elétrica de Bodiosa.

O descontentamento da população não é de agora, e a situação já os levou a reunirem 300 assinaturas num abaixo assinado, que foi entregue na Câmara de Viseu, onde chamavam a atenção para os potenciais problemas de saúde para a população, habitualmente associados ao campo eletromagnético gerado por este tipo de instalações de redes de muito alta tensão.

Lembram que esse descontentamento já levou a REN a alterar o projeto inicial, mas a solução apresentada está longe de corresponder aos anseios da população, lembrando que, apesar de não passar sobre a zona habitada, irá passar sobre terrenos agrícolas cultivados e zonas de pastorícia.

A comissão de habitantes da Lobagueira quer que o projeto seja novamente revisto pela REN mas a empresa alega que está a rota apresentada é a possível para satisfazer os desejos da população e também cumprir o que foi ditado pelo estudo de impacto ambiental.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.