O Município de Viseu apresentou a programação de Natal para este ano, com o mote “A Magia Está Aqui”, mais “descentralizada” e com uma aposta em iluminação e animação de rua e no Mercado de Natal, no Rossio e Rua Direita.

“A magia está aqui”, slogan escolhido porque “o Natal continua a ser uma época mágica” de partilha, e “estímulo de valores como a solidariedade”, justificou a vereadora da Cultura, Leonor Barata.

O Rossio vaio este ano receber o Mercado de Natal, que vai ser alargado a outras zonas da cidade, em especial na Rua Direita, “com o objetivo de fazer circular as pessoas pelo centro histórico da cidade”, frisou.

Em tempo de pandemia de Covid-19, e com muitas incertezas sobre a forma como irá evoluir nas próximas semanas, a Câmara de Viseu apostou na descentralização das atividades, “por uma questão de segurança e de saúde pública”, disse Leonor Barata, acrescentando que, será também uma forma de “animar os diversos espaços municipais, como os museus e a biblioteca, com diversas atividades dirigidas a um público mais jovem e familiar”, disse.

Para atrair as pessoas ao comércio local, a vereadora da Cultura adiantou que haverá “animação que não obrigue à fixação de pessoas e que as atraia para as diversas ruas comerciais”, o que será “uma ótima oportunidade para ajudar os pequenos comerciantes”.

A programação de “A Magia Está Aqui”, tem como parceiros do Município de Viseu a Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV) e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

Na quarta-feira, feriado de 1 de dezembro, ao final da tarde, será acesa a iluminação de Natal que este ano se estende por várias ruas da cidade, alguns largos e igrejas e também nas freguesias do concelho, numa decoração que aposta em bolas, anjos e estrelas.

O programa mantém a rota dos presépios nas freguesias, e a Viseu Xmas Run, este ano agendada para dia 19 de dezembro.

Na música, há concertos em agenda para dias 18 e 19 de dezembro, transmitidos em ‘streaming’, devido à pandemia de covid-19. A realização do Concerto de Ano Novo, dia 2 de janeiro de 2022 no Teatro Viriato, está dependente do evoluir da situação pandémica, com o presidente da autarquia viseense, Fernando Ruas, a admitir que “poderão ser feitos reajustes”, de acordo com as medidas em vigor para prevenção e contenção da pandemia de Covid-19.

Fernando Ruas avançou que o orçamento total deste ano, a rondar os 307 mil euros, representa “uma poupança significativa”, de cerca de 100 mil euros, já que em 2019, somando os 225 mil euros que saíram dos cofres da câmara aos apoios com as parcerias, a programação de Natal em Viseu custou mais de 406 mil euros.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.