O Município de Viseu está a promover um projeto-piloto de reciclagem no concelho, que premeia quem recicla, e abrange, nesta fase, cerca de 600 habitações no Bairro de Santo Estevão, na freguesia de Abraveses.

RAYT (Receive-As-You-Throw), é como se chama o projeto, disponível em 420 contentores de recolha do concelho, e para uma população de cerca de 27 mil viseenses.

A implementação do sistema RAYT tem por base o mote de que quanto mais o munícipe separar os seus resíduos, mais ganha. Neste caso, quantos mais resíduos recicláveis as famílias colocarem no contentor certo, mais vão ajudar o bairro a conquistar um prémio. “Trata-se assim de um projeto inovador, mais justo e equitativo, que vem beneficiar quem mais recicla”, considera a autarquia viseense.

“A iniciativa pretende premiar quem faz a separação dos resíduos recicláveis, aumentar a consciência ambiental e tornar o concelho de Viseu mais sustentável”, considerou a autarca Conceição Azevedo durante o lançamento do projeto que recorre a uma tecnologia inovadora em funcionamento nas três ilhas ecológicas do bairro, onde o acesso por parte dos moradores será feito através de um cartão eletrónico, pessoal e intransmissível, que permite abrir as ilhas e colocar os resíduos, devidamente separados.

A entrega do cartão será feita, durante os próximos dias, a cada habitação, através de uma deslocação porta-a-porta dos serviços municipais para a entrega de um formulário de adesão, com o respetivo cartão associado à família e com a entrega de um “ecobag”. Além disso, está assegurada esta entrega também aos clientes não-domésticos (setor do comércio).

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.