O Programa Regional de Ordenamento do Território (PROT) do Centro está em fase de consulta pública, num documento que elenca alguns projetos estruturantes para a região, entre os quais uma autoestrada entre Viseu e Coimbra.
São cerca de 300 páginas, onde se elencam alguns desafios para a região, como a demografia, as alterações climáticas e a economia do conhecimento.
Nas opções estratégicas, o PROT defende a promoção das “atividades económicas do futuro”, melhoria dos níveis de acesso à habitação, o ordenamento das zonas costeiras, a promoção de sistemas de transportes sustentáveis, diminuição do consumo de energia, entre outras.
No caso da mobilidade, defende a construção da autoestrada entre Coimbra e Viseu, a qualificação do IC8 e uma linha ferroviária que ligue Aveiro, Viseu, Guarda e Vilar Formoso, cruzando com a futura linha de alta velocidade (LAV).
Considera ainda como estratégico o projeto da construção da Barragem de Girabolhos, no leito do rio Mondego, que permitiria assegurar o abastecimento de água a populações da região de Viseu e reduziria o risco de cheias em Coimbra e no Baixo Mondego.
O documento, em consulta pública até 11 de abril em participa.pt, define as grandes linhas de orientação estratégica para o desenvolvimento da região Centro até 2030.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.