Foto: CCL

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu apreendeu artigos de pirotecnia, num valor total de mais de 700 euros, que se encontravam à venda num estabelecimento comercial junto a uma escola secundária da cidade, informou em comunicado.

“Na sequência de uma ocorrência junto de uma escola desta cidade, [a PSP] fiscalizou um estabelecimento comercial no concelho de Viseu, onde detetou infrações contraordenacionais e apreendeu artigos de pirotecnia”, pode ler-se na nota de imprensa do Comando Distrital de Viseu da PSP.

A operação terá sido desencadeada depois de agentes do programa Escola Segura terem sido alertados pela direção da escola para alunos a usar estalinhos e bombinhas de Carnaval.

Entre o material apreendido encontram-se 4.226 petardos, 306 ‘gira-solos’, 1.300 ‘bombetas’ e 26 repuxos cónicos.

Foram ainda apreendidas caixas com um total de 680 estrelinhas de 16 cm, e outras 16 caixas com o total de 250 estrelinhas de 28 cm.

“Os objetos apreendidos encontravam-se à venda ao público pelo valor total de 722,50 euros”, contabilizou a PSP, acrescentando que “foi instaurado um processo para decisão e aplicação da coima” ao estabelecimento comercial, encontrando-se o processo em fase de instrução.

A PSP deixa o apelo à população, e em particular à comunidade escolar, para a necessidade de serem respeitadas a cumpridas as normas de segurança e formalidade legais na compra e venda de artigos de pirotecnia.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.