Foto: CCL

A comissão de utentes dos concelhos de Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva reuniu 3.400 assinaturas num abaixo-assinado onde exige mais médicos e centros de saúde abertos aos feriados e fins de semana.

“São quatro concelhos que se deparam com o mesmo problema e pertencem ao mesmo agrupamento de centros de saúde [ACES Dão Lafões] e, por isso, resolvemos, pela primeira vez, em conjunto, fazer um abaixo-assinado”, adiantou António Vilarigues, representante da comissão de utentes de Penalva do Castelos.

O abaixo-assinado circulou pelos quatro concelhos durante os meses de fevereiro e abril, e foi subscrito, entre outros, pelo presidente da autarquia de Vila Nova de Paiva, Paulo Marques.

O documento, que conta com 3.400 assinaturas, será agora enviado ao Presidente da República, ao presidente da Assembleia da República e ao primeiro-ministro, assim como aos grupos parlamentares.

Na terça-feira, os representantes dos quatro concelhos vão entregar o documento em mãos aos responsáveis da ACES Dão Lafões, com quem tencionam reunir-se.

Lembra a comissão de utentes que há dois centros de saúde que fecham ao fim de semana, casos Vila Nova de Paiva e Penalva do Castelo, e os outros dois estão abertos apenas até às 14:00 e fecham nos feriados.

António Vilarigues acrescentou que, além dos horários, também exigem “mais médicos, uma vez que os existentes não estão de acordo com as necessidades, nem com o quadro orgânico, o que é grave”.

Segundo dados dos Censos 2021, em Penalva do Castelo, o centro de saúde serve mais de 7 mil utentes, 4.500 em Vila Nova de Paiva, 11 mil em Sátão e 17 mil utentes abrangidos pelo centro de saúde de Mangualde.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.