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A conclusão das obras na Linha da Beira Alta, prevista para o final deste mês de junho, voltou a ser adiada e agora a previsão é que antes de 2025 não haja comboios a circular entre Pampilhosa Vilar Formoso.

A requalificação arrancou em abril de 2022, e a previsão inicial era que as obras demorassem nove meses, prazo que não foi cumprido.

Foi depois avançado pela Infraestruturas de Portugal que a reabertura aconteceria a 12 de novembro de 2023, nova data falhada.

Novo adiamento, nova previsão de reabertura, com a data apontada a ser o final do primeiro semestre de 2024, o que não vai acontecer e as informações mais recentes apontam para que antes do final de janeiro de 2025 não haverá circulação na Linha da Beira Alta.

As justificações têm sido múltiplas, entre falta de mão de obra e de matéria prima, até ao roubo de material utilizado para a eletrificação da via férrea.

Agora, a justificação avançada é a de problemas no túnel em Mortágua e nas obras no troço junto a Mourilhe, no concelho de Mangualde.

As intervenções na Linha da Beira Alta, de modernização e de aumento de capacidade, representam um investimento de cerca de 600 milhões de euros.

Com o encerramento da via férrea, a CP já gastou cerca de oito milhões de euros com a contratação de autocarros que asseguram a ligação entre Coimbra e a cidade da Guarda.

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