Apesar do agravamento do estado do tempo previsto para terça e quarta-feira, o anticiclone dos Açores começa a dar sinais de aproximação, deixando antever uma possível melhoria das condições meteorológicas nos próximos dias. Ainda assim, até lá, a chuva persistente vai continuar a atingir o continente, sobretudo as regiões Norte e Centro, onde já se regista um excesso de acumulação de água.
Segundo a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Alexandra Fonseca, esta semana “vai chover todos os dias, com períodos em que a chuva não para, o que não facilita a situação atual, sobretudo nas zonas já afetadas pelo excesso de água”, referiu.
As regiões Norte e Centro serão as mais afetadas por esta chuva contínua, enquanto o Sul começará a sentir uma maior influência do anticiclone dos Açores, com precipitação mais fraca e menos persistente.
O IPMA já emitiu aviso laranja, a partir das 06:00 de terça-feira, para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro e Viseu, devido à persistência da precipitação.
A partir do final do dia de terça-feira é esperado um novo período de acalmia, antes de um novo agravamento na quarta-feira, dia em que se prevê também o aumento da intensidade do vento. Ainda assim, Alexandra Fonseca sublinha que se tratará de “vento normal para a época de inverno”, com rajadas mais fortes nas terras altas, estando já ativo um aviso amarelo para o distrito de Viseu.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.












