Foto: Freepik

O Hospital de São Teotónio, em Viseu, está a promover a Semana para a Consciencialização para as Perturbações do Comportamento Alimentar (PCA) com um conjunto de ações que decorrerão até sexta-feira, 01 de março.

A iniciativa nasceu nos Estados Unidos da América e posteriormente generalizada a outros países, sendo agora, pela primeira vez, dinamizada em Portugal no Hospital de Viseu, envolvendo a equipa de Perturbações do Comportamento Alimentar da Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões que intervém com crianças, adolescentes e adultos.

Durante o ano de 2023 realizou um total de 416 consultas de Pedopsiquiatria e Psiquiatria e 629 consultas de Psicologia do Comportamento Alimentar, a aproveita esta iniciativa para a promoção de diversas atividades focadas na sensibilização e prevenção, destacando-se na quinta e sexta-feira o I Ciclo de Conferências para as Perturbações do Comportamento Alimentar, no Auditório do Hospital São Teotónio.

A iniciativa conta com dois workshops, um ciclo de conferências e sessões de posters sobre a compreensão e intervenção nas PCA.

Será ainda realizada uma exposição de desenhos de doentes com PCA acompanhados na ULS Viseu Dão-Lafões, sobre a experiência com a doença.

Ao nível comunitário, em articulação com os psicólogos dos agrupamentos de escolas da região de Viseu, será realizada uma ação de sensibilização e prevenção em todas as turmas do 3º ciclo e ensino secundário, que incluiu a visualização um vídeo realizado pela equipa de PCA da ULS Viseu Dão-Lafões que alerta para as perturbações do comportamento alimentar e os riscos, em particular, associados à Anorexia Nervosa.

Será ainda promovida a discussão e trabalho em pequenos grupos sobre a prevenção de comportamentos que podem aumentar o risco de perturbações do comportamento alimentar, nomeadamente comportamentos de Body Shaming, permitindo que os alunos possam colocar, numa caixa de perguntas, as questões ou preocupações que tenham sobre a temática, que serão mais tarde respondidas por profissionais qualificados.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.